segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Menu-degustação - primeira parte

Quando dei uma entrevista para a jornalista Aline Gonçalves, do jornal O TEMPO, acabei fazendo uma reflexão sobre todos os motivos que nos levaram a trabalhar exclusivamente com menu-degustação no Verano. E quando fui falando, e tentando ser o mais claro possível, percebi que são tantos esses motivos, que achei melhor escrever uma nota em nosso no blog.

Vou começar pelo motivo: OUSADIA

De acordo com nosso dicionário, a palavra ousadia significa: atrevimento, audácia, coragem, temeridade; galhardia.

Ainda buscando entender melhor, temos as seguintes frases:
"A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade." (Arthur Schopenhauer)

"A vida é uma oportunidade de ousar." (George Clemenceau)

"Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos; é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis." (Sêneca)

E para mim, a melhor:

"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." (Sören Kierkegaard)

Vou confessar uma coisa; eu passei realmente a ousar só de uns anos para cá. Também foi quando passei a ter mais oportunidades de experimentar o desconhecido, principalmente em viagens a trabalho. Mas nas viagens a lazer é que eu mais sofria. Lugar estranho, pessoas estranhas e comida estranha. Achar uma massa ou coisa mais próxima disso já era uma alegria.

Mas aí passei a trabalhar minha cabeça. Se eu estava em Nova York, porque eu iria no MacDonald`s comer aquela mesmice se eu podia ir no The Modern, dentro do MOMA, e provar um cajun shrimp – com suas 295kl, já que lá nos EUA a indicação calórica dos pratos é obrigatória. Provei e gostei.

E aí passei a provar mais a cada dia. Claro que nem sempre gostando, mas fui provando.

Mesmo aqui em BH eu fui me condicionando. Quando vinha aquele ímpeto de pedir o filé com risoto, eu me segurava. Vamos olhar melhor o cardápio, quem sabe tem algo que vale a ousadia.

É claro que algumas pessoas já nascem com essa natureza, ou mesmo a desenvolvem mais cedo pelas influências familiares. Mas vou lhe contar que a sensação é muito boa. Ousar, na simples escolha de um prato, da sensação de se soltar, de liberdade.

Para aplicar essa proposta ao VERANO, inicialmente íamos ter um cardápio com algumas opções tradicionais e algumas várias OUSADAS, trabalhando o cliente na hora da escolha.

Foi aí que num bate-papo com uma amiga e dona de uma fantástica sorveteria de BH, ela me disse que lá eles ficavam dias elaborando uma nova sobremesa, com ingredientes vindos de outros cantos do mundo e ao final as pessoas sempre pediam um petit-gateau. Foi aí que decidimos fundir a parte tradicional do menu com a ousada e oferecê-los juntos, claro em porções menores.

Foi aí nasceu o formato menu-degustação do VERANO. Um menu composto de 2 opções – uma com carnes e outra com peixes/frutos do mar – sendo trocadas mensalmente. Os motivos dessa troca eu conto num próximo post... mas antes convido a todos a OUSAR. Comece devagar. Faça isso apenas em um dia do final de semana. Procure mudar o restaurante ou mude apenas sua escolha do mesmo lugar... mas comece.

Abraços

Leo Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário